Topo
abrir uma empresa de logística

Como abrir uma empresa de logística: 4 cuidados que você precisa ter!

No mundo ideal, qualquer empresário, no momento da abertura de sua empresa, quer ter ao seu lado um advogado, uma consultoria contábil e um gestor. Considerando, porém, que o investimento é bastante alto, nem todos possuem recursos para destinar a esses profissionais e devem lidar, geralmente sozinhos para abrir uma empresa de logística não é diferente.

Em uma empresa deste tipo é preciso ter controle sobre todos os processos e, para tanto, o gestor deve se precaver para não cometer alguns erros. Pensando nisso, veja no artigo de hoje 4 cuidados fundamentais para ter nessa situação!

1. Compreenda a particularidade de abrir uma empresa de logística

Para abrir uma empresa no Brasil, aguarda-se, em média, 50 dias, conforme dados do Banco Mundial. Esse tempo pode variar para mais ou para menos de acordo com as particularidades de cada negócio e conforme o município de atuação da atividade.

Podemos dizer que, para qualquer atividade econômica, há necessidade de apresentar documentos para legalizar o negócio: inscrições no CNPJ, na Junta Comercial e na Previdência Social, registros, licenças, alvarás municipais e estaduais e outros.

Não bastasse essa burocracia, na abertura de empresa de logística, o gestor deve se atentar para licenças e alvarás próprios da sua atividade de transporte, como a inscrição no Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC), que demanda requisitos específicos estabelecidos na legislação.

2. Acompanhe as novidades legislativas

As normas brasileiras são alteradas em uma frequência alta, principalmente quando falamos de normas contábeis. Ao realizar contabilidade para transportadora, por exemplo, é preciso ter muito cuidado para não utilizar regras que já caíram em desuso na hora de realizar a escrituração contábil digital.

Em outras palavras, abrir uma empresa de logística sem observar a atualidade da legislação pode comprometer recursos importantes que seriam alocados nas prioridades, uma vez que ocorreriam multas e autuações por parte da Receita Federal.

2. Realize um planejamento estratégico, tributário e financeiro

Para iniciar um negócio com uma gestão eficiente das finanças, o gestor precisa realizar planejamento estratégico, tributário e financeiro. Ele é capaz de analisar condições internas e externas à empresa, e, em consequência, traçar objetivos e metas e selecionar as melhores ações e suas formas de execução.

Esse conjunto de estratégias diminui os custos do empreendimento, aumenta as chances de melhor posicionamento no mercado.

O planejamento tributário objetiva diminuir, dentro da lei, o pagamento de tributos, a partir da análise de possíveis créditos e isenções fiscais, o que contribui para uma melhor gestão tributária. Como resultado, otimiza a administração financeira.

Se o gestor não possui o cuidado de realizar esses planos para seu negócio, sequer saberá seu público-alvo e como atingi-lo. A ausência de um planejamento estratégico é semelhante a um barco a deriva.

4. Pense em uma consultoria contábil

Perceba que grande parte dos cuidados com a abertura de empresa se relacionam à saúde financeira do negócio e à sua sustentabilidade no tempo. Um gestor que possui recursos disponíveis para iniciar um negócio deve ser preocupar com práticas que contribuam para a economia deles, principalmente porque serão os responsáveis por desenvolver a atividade econômica.

Por isso, contar com a ajuda de profissionais especializados em consultoria contábil pode fazer com que o empresário evite erros tributários e fiscais, seja pela ausência de planejamento ou pela desatualização em relação às leis.

Vale a pena lembrar: quem deseja ter um negócio, deve se preocupar com toda a burocracia na abertura de empresa, em especial com a área financeira. Uma consultoria contábil e um advogado podem ser importantes nesse momento. Pense sobre isso!

Se gostou do conteúdo e deseja receber outros textos gratuitos, sobre abertura de empresa, consultoria contábil ou contabilidade para transportadoras, assine nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas para a contabilidade de sua empresa!

 


Planejamento Tributário