Topo
assessoria contábil

Assessoria contábil x consultoria contábil: descubra qual é melhor solução para sua empresa!

Assessoria contábil e consultoria contábil. Certamente você já se viu perguntando a diferença entre elas e seu impacto na vida empresarial. A compreensão sobre o assunto faz o empresário notar como ela é indispensável para o crescimento de qualquer negócio, e é sobre isso que abordaremos no presente artigo!

O que é assessoria contábil?

É o serviço que analisa e interpreta todos os fatos financeiros, fiscais e contábeis da rotina empresarial, com o objetivo de manter, controlar e aprimorar a saúde financeira de um negócio. Para que isso aconteça, o profissional de contabilidade ou de uma empresa especializada se envolve operacionalmente na atividade, desde o desenvolvimento do projeto até sua execução, identificando problemas e interferindo para solucioná-los.

Fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, documentos fiscais emitidos são apenas algumas das informações coletadas para que o assessor faça os cálculos devidos (tributários, previdenciários, trabalhistas) e as análises mais precisas. A partir de então, a assessoria contábil traça estratégias para uma gestão de recursos mais eficiente. Esse serviço é de extrema importância para as empresas que se preocupam em transmitir corretamente suas obrigações fiscais e tributárias, evitando multas e autuações.

Em suma, o assessor se envolve na prática e no dia dia empresarial, conferindo maior segurança à atividade.

O que é consultoria contábil?

Ao contrário da assessoria contábil, que se envolve diretamente na empresa, a consultoria possui um viés mais teórico. É um serviço de aconselhamento ao empresário a respeito das ações a se tomar, também com o fim de identificar e solucionar problemas de gestão.

O consultor contábil também analisa dados financeiros, fiscais e contábeis do negócio, porém se limita a sugerir soluções, sem interferir de maneira prática nas atividades. Palestras, análises, treinamentos e pareceres são algumas ações de uma consultoria contábil. A atividade também se relaciona com a maior segurança do negócio, pois aconselha o empresário a atuar da melhor forma dentro da lei.

Entenda que a contratação de serviços contábeis (outsourcing contábil) de uma consultoria não exclui a assessoria contábil. Pelo contrário, são serviços que apresentam maior eficiência quando realizados simultaneamente.

Quais as vantagens da consultoria e da assessoria contábil?

A primeira vantagem que se percebe ao contar com consultoria e assessoria contábil é a redução dos custos do empreendimento. Esses serviços incluem práticas que podem reduzir legalmente a incidência de impostos no negócio, como o planejamento tributário. Ele aponta o melhor enquadramento de tributos (Simples Nacional, lucro real ou lucro presumido) e a existência de créditos e isenções fiscais.

Paralelamente ao planejamento tributário, que propicia a análise mais completa e confiável de informações acerca da rotina financeira da empresa, esses serviços também contribuem para aumentar a eficiência na gestão das finanças, uma vez que o empresário passa a ter maior controle sobre seus recursos a partir da melhor gestão de dados.

Por que as empresas precisam de consultoria e assessoria contábil?

A redução dos custos do empreendimento e a maior eficiência na gestão das finanças já seriam motivos suficientes para se contratar a consultoria e a assessoria contábil. Porém, contar com esses serviços é necessário também para aumentar a competitividade no mercado, o que agrega valor à sua empresa.

Com o enquadramento tributário correto, a margem de lucro cresce, e o empresário tem mais recursos disponíveis para investir em sua atividade. Também, com os dados financeiros e contábeis em mãos, poderá tomar decisões mais fundamentadas e seguras, evitando influências que podem prejudicar o julgamento do gestor.

Uma empresa que se preocupa com seu posicionamento no mercado deve contar com profissionais que atendam toda a necessidade da empresa. Na contabilidade, os serviços de consultoria e assessoria contábil, quando realizados simultaneamente, têm maior eficiência e contribuem para o aumento da competitividade por meio da economia de recursos.

Trabalhar em conjunto também agrega experiência de mercado dos profissionais envolvidos, o que dá ao empresário maior poder de decisão na gestão financeira do negócio. Está esperando o que para contratar uma empresa que ofereça os serviços de consultoria e assessoria contábil?

Quer saber mais do impacto de uma boa assessoria contábil em sua empresa? Envie um e-mail para comercial@eraplanejamento.com.br. Será um prazer atendê-lo.