Topo
contabilidade especializada em transporte

4 dicas essenciais para melhorar uma contabilidade especializada em transporte

Você sabe qual é a relação entre a contabilidade para transportadora e o sucesso do seu negócio? Muitos empreendedores não sabem disso, mas a má gestão financeira pode ser o grande responsável pelo fracasso de um negócio. Mesmo conseguindo auferir um bom faturamento, é preciso saber como investir os recursos que entram na sua empresa e evitar despesas desnecessárias.

Uma consultoria contábil especializada em transportadoras faz total diferença para o sucesso de uma empresa – tanto em questão financeira quanto de produtividade. Quando você consegue mapear o destino de cada real que sai dos seus caixas é possível otimizar a utilização desse capital para promover o crescimento do negócio.

Separamos 4 dicas essenciais para que você possa aplicar a contabilidade para transportadora:

1. Cálculo correto dos fretes

Calcular corretamente os custos dos fretes realizados por uma transportadora é uma tarefa essencial para o sucesso do seu negócio. Quando algum custo envolvido na prestação do serviço passa despercebido ou é estimado de maneira equivocada toda a lucratividade da empresa fica comprometida.

Ao contrário de outras atividades econômicas em que os custos dos produtos são sempre os mesmos, o cálculo dos fretes devem ser feitos individualmente para cada serviço prestado. Portanto, a atenção deve ser constante para que as finanças não fiquem comprometidas.

Além disso, o valor do frete também pode ser considerado uma decisão estratégica da transportadora, pois é um fator capaz de atrair e fidelizar os novos clientes. A grande questão é que você precisa encontrar o equilíbrio perfeito para poder aproveitar as novas oportunidades sem cobrar valores que causem prejuízo. Certamente, uma contabilidade especializada em  transportadoras pode ajudá-lo nesses cálculos.

2. Registro de todas as atividades

Se você perguntar por aí, a maioria das pessoas não sabe dizer exatamente com o que gastam os seus salários. É aquela velha história: O salário entra na conta e alguns dias depois já foi gasto. Parece mágica, não é? Mas, na verdade, é apenas a falta de um registro dos gastos.

Para uma pessoa física que gasta apenas com contas pessoais e possui uma diversidade pequena de despesas já é difícil controlar os seus gastos, agora imagine só como é para uma empresa de alta complexidade. Sem um registro de todas as atividades fica impossível colocar as finanças em ordem e visualizar quais estão sendo os resultados obtidos pela sua transportadora.

3.  Utilização de KPIS – Medidores de desempenho

A contabilidade para transportadora possui alguns conhecimentos sobre os KPIs (Key Performance Indicator), que são indicadores de desempenho de processos. A sua função é mensurar o desempenho da empresa e verificar se ela está sendo bem-sucedida em atingir os seus objetivos e metas. Veja abaixo quais são os principais indicadores que a sua empresa deve avaliar:

  • Indicadores de capacidade, que ilustram qual é a quantidade de serviços que você é capaz de atender em determinado período.
  • Indicadores de produtividade, que fazem a relação entre os recursos consumidos e o serviço prestado.
  • Indicadores de lucratividade, que identificam a proporção entre o lucro e o faturamento obtidos.
  • Indicadores de rentabilidade, que fazem a relação entre o lucro obtido e os investimentos realizados.
  • Indicadores de competitividade, que buscam comparar a sua empresa com as suas concorrentes.

4.  Acompanhamento dos processos de entrega

Existe uma série de custos envolvidos desde a saída de uma carga até a sua entrega no destino, tanto diretos quanto indiretos: Embalagem, veículos, mão de obra, documentação, entre vários outros. Ou seja, o acompanhamento dos processos de entrega é um fator determinante não só para satisfazer o cliente, mas também para as finanças da sua transportadora.

Além disso, gerenciar da melhor forma a entrega das mercadorias é a melhor maneira de atrair e fidelizar clientes. Ao apostar em funcionalidades de acompanhamento do processo de entrega e em outras ferramentas de relacionamento com o cliente é possível levar a sua empresa mais longe. Porém, tudo isso envolve custos. E aí entra, mais uma vez, uma contabilidade especializada para transportadoras.

Vá mais longe com uma consultoria especializada!

Melhorar a contabilidade para transportadora é uma ótima ideia para conseguir otimizar os resultados obtidos e promover o crescimento do seu negócio. Para isso, uma ótima ideia é buscar uma consultoria especializada. Com os serviços proporcionados pela consultoria para transportadoras é possível levar a sua empresa mais longe e tornar a sua empresa mais competitiva no mercado!

Ficou interessado em todas as vantagens proporcionadas que uma contabilidade especializada tem? Envie um e-mail para comercial@eraplanejamento.com.br. Será um prazer atendê-lo.