Topo
Como a escolha de uma contabilidade influencia em seu negócio

Como a escolha de uma contabilidade influencia em seu negócio

Escolher uma contabilidade para sua empresa é selecionar um parceiro na gestão do seu negócio. Nos dias atuais, em que é preciso fazer mais com menos, ela já é encarada como um recurso valioso de administração, e não como uma mera obrigação.

Por isso, é preciso ter alguns cuidados na hora da escolha, porque a contabilidade influencia bastante na tomada de decisões. Entenda mais:

A boa contabilidade como vantagem competitiva

O gestor precisa se munir de informação para direcionar suas decisões e seus recursos. Uma boa análise contábil contribui para compreender os custos e as despesas da empresa, bem como a rentabilidade do capital investido. É também a responsável por analisar o lucro e o endividamento, e por reduzir a carga tributária que incide sobre o negócio, o que deixa mais recursos disponíveis para investimento.

Em suma, como se pode notar, está intimamente ligada ao maior “poder de fogo” de um empreendimento no mercado, um dos pontos do que chamamos de vantagem competitiva.

Cuidados ao escolher uma contabilidade para sua empresa

Por ser um setor de grande importância para o crescimento do negócio, a escolha da contabilidade deve ser cuidadosa. O gestor deve considerar os seguintes pontos na hora de “bater o martelo”: indicações, regularidade da atividade, relação custo benefício.

Considere indicações de conhecidos e referências da empresa

A boa prestação de serviços por uma empresa certamente é reconhecida pelos seus clientes. Por isso, é muito importante que o gestor considere opções indicadas por quem já trabalhou com os profissionais de contabilidade em questão.

Para isso, procure por colegas que tem empreendimentos em crescimento, já que o sucesso de um negócio tem participação direta da gestão contábil.

Verifique a regularidade das atividades exercidas

Verifique se os escritórios ou profissionais escolhidos são filiados nos órgãos representativos de classe. Para o presidente da Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis), é interessante consultar o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon) do estado e o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) para verificar se o escritório é filiado e se ele e seus profissionais estão inscritos e habilitados para exercício das suas funções.

Relação custo benefício

Uma empresa de pequeno porte, iniciante, não possui muitos recursos disponíveis para contratar parceiros em todas as áreas. É preciso, assim, encontrar um escritório de contabilidade que caiba no orçamento. Porém, como dissemos, uma boa análise contábil é essencial para o crescimento do negócio e para adquirir vantagem competitiva.

Nessa hora, então, considere o retorno financeiro que os profissionais da área darão para sua empresa. Se conseguirem reduzir os custos e transformar gastos em investimentos, já vale a parceria.

Particularidades da atividade empresarial

Assim como em outras áreas que atendem ao universo empresarial, a contabilidade possui profissionais especializados em diversas questões, como trabalhista, abertura de empresas, consultoria tributária etc..

Se for o caso da sociedade empresária ter necessidade de serviços específicos, é importante considerar esses serviços especializados, que contribuirão de forma mais efetiva e adequada à realidade da empresa.

Se a pesquisa por um escritório de contabilidade terminar empatada, ou seja, forem listados diversos profissionais que atendem aos cuidados necessários na hora da escolha, é preciso considerar, por fim, a comunicação da empresa com o cliente (no caso, você). Os canais de atendimento devem ser claros e abertos, até porque o gestor pode se deparar com alguma situação urgente.

Tenha certeza: uma boa escolha de uma contabilidade influenciará positivamente em seu negócio. Caso tenha alguma dúvida a respeito do tema, deixe-nos um comentário!

organização financeira