Topo
contabilidade para transportadora

Contabilidade para transportadora: Por que sua empresa deve ter mais atenção nela?

Você já conhece o papel fundamental que a contabilidade para transportadora pode ter para o crescimento da sua empresa? A maioria das empresas enfrentam uma grande dificuldade em aumentar os lucros – e com as transportadoras esse cenário não é diferente. O que poucos empreendedores sabem é que os conhecimentos de um contador fazem toda a diferença na gestão do negócio.

A lógica para atingir o lucro é bem simples: As receitas devem ser superiores ás despesas. Porém, visualizar isso na prática, nem sempre é tão simples assim. Quanto maior for a complexidade do negócio, mais difícil passa ser a análise dessas informações. Quais são as despesas fixas e variáveis da sua transportadora? Qual é o valor médio do seu faturamento? Você sabe quanto paga de tributos? Todas essas perguntas podem ser respondidas pela contabilidade.

Se você quer levar a sua empresa cada vez mais longe, descubra porque a contabilidade para transportadora deve ser o braço direito do seu negócio!

Como a contabilidade para transportadora aumenta o lucro

O segredo para o sucesso de qualquer empreendimento está em conhecer a fundo todos os seus custos e utilizar as suas receitas da melhor forma. Para isso, é importante se munir do máximo de informações a respeito dos gastos provenientes tanto das atividades-meio quanto das atividades-fim.

Quanto mais especializada for a contabilidade, melhor será a qualidade das informações obtidas. Imagine que o profissional que está analisando as finanças do seu negócio sabe como funcionam as operações de uma transportadora e está familiarizado com as despesas de cada serviço, com as suas rotinas de manutenção e com as necessidades administrativas. Ele com certeza conseguirá ajudá-lo a maximizar os resultados do seu negócio.

A importância de conhecer as atividades desenvolvidas

Um escritório de contabilidade que trabalha com todos os tipos de público tem condições de gerar informações importantíssimas para a gestão de uma empresa. Porém, conhecendo as particularidades dos processos e os documentos envolvidos na atividade, é possível atingir resultados ainda melhores.

Os principais custos de uma transportadora estão relacionados às suas frotas: aquisição dos veículos, combustível, manutenção e a mão de obra para colocar a atividade em prática. Uma contabilidade com foco em transportadora pode ajudá-lo a encontrar soluções para reduzir esses custos, pois já possui bastante expertise e know-how na área logística.

Além disso, as atividades de uma transportadora são reguladas por legislações específicas do setor que podem sofrer mudanças ao longo do tempo. Estar atento a isso é fundamental para manter a empresa operando dentro da legalidade e evitar complicações. Uma contabilidade especializada faz esse trabalho para você e transmite a tranquilidade necessária para que você foque nas suas atividades empresariais e deixe a contabilidade para quem entende do assunto.

As vantagens da contabilidade especializada

Muitos empreendedores têm a visão de que contabilidade é contabilidade, sem qualquer diferencial entre um profissional e outro. Esse é um grande engano!

Um restaurante italiano serve lasanhas melhores do que um restaurante de buffet. Um escritório de advocacia especializado na área previdenciária tem informações mais precisas sobre o assunto do que outros escritórios generalistas. A intenção de se especializar é entregar ao cliente uma experiência melhor e mais completa!

Da mesma forma, contabilidade especializada oferece uma série de vantagens para os seus clientes de acordo com a atividade desenvolvida. Confira algumas delas:

  • Organização financeira. Quando o profissional que analisa as finanças da sua empresa conhece a fundo cada uma das contas, é possível otimizar todos os seus controles internos e tirar conclusões muito relevantes para ajudá-lo na gestão do negócio.
  • Atendimento personalizado. Um contador especializado na área de transportadoras conhece a rotina dessas empresas e domina os termos comuns ao segmento. Por isso, está preparado para realizar um atendimento personalizado e um serviço de qualidade.
  • Conhecimento tributário. As exigências tributárias variam bastante de uma empresa para outra. O conhecimento sobre esse assunto é fundamental para enquadrar a sua transportadora no melhor regime tributário e pagar todos os impostos em dia.
  • Exigências legais. Além dos tributos, podem ser feitas outras exigências legais pelo poder público. A contabilidade especializada tem condições de se antecipar a todas elas.
  • Decisões estratégicas. Por conhecer a fundo o funcionamento de uma transportadora, o contador especializado pode juntar informações e dar opiniões relevantes para a definição do futuro financeiro do seu negócio.

Como a escolha do regime tributário pode afetar o sucesso da empresa?

Qual é a primeira coisa que você pensa quando falamos sobre contabilidade? Para muitas pessoas, são os tributos. Apesar de serem considerados grandes vilões pelos empresários, é preciso dar uma atenção especial aos impostos pagos pela sua empresa. E o contador é o melhor profissional para ajudá-lo nisso.

Cada empresa possui características próprias que influenciam diretamente nas exigências tributárias. A contabilidade para transportadora pode ser responsável por economizar uma quantidade preciosa de recursos da sua empresa apenas encontrando as melhores alternativas para o pagamento de tributos.

Conhecendo a fundo todas as exigências legais e o funcionamento das transportadoras, um profissional da contabilidade pode calcular qual é a melhor opção de enquadramento tributário e também verificar todas as obrigações que você precisa cumprir. Dessa forma, você paga menos tributos e passa bem longe das multas e dos juros, tornando assim, a sua empresa muito mais competitiva no mercado.

Ficou interessado pelas vantagens da contabilidade mais especializada, entre em contato conosco!