Topo
escritório de contabilidade

Escritório de contabilidade: 10 razões para contratá-lo

Se você acha que um escritório de contabilidade serve apenas para realizar para desenvolver atividades burocráticas, a sua empresa pode estar caminhando rumo ao fracasso. Os conhecimentos da contabilidade são cada vez mais importantes para otimizar diversos aspectos de uma organização.

Você já reparou como as grandes empresas possuem um setor dedicado à contabilidade ou um contrato com um escritório contábil de sua confiança? Você notou nos últimos tempos o crescimento da popularidade da assessoria contábil? Nada disso aconteceu por acaso. O objetivo de um assessoria ou consultoria é maximizar os resultados obtidos e aumentar a competitividade da sua empresa.

Veremos neste artigo 10 razões que mostram que um escritório de contabilidade é a melhor solução para a sua empresa. Confira!

10 razões que mostram a importância de um escritório de contabilidade

A atuação de um escritório de contabilidade é muito ampla. Você precisa contar com os seus serviços para o cumprimento de obrigações legais e assuntos relacionados a tributos, mas também pode beneficiar-se com informações financeiras e de gestão. Veremos a seguir um pouco mais sobre o desenvolvimento de todas essas atividades.

1. Legalização da empresa

Geralmente, todos os aspectos para que a empresa esteja totalmente legalizada são observados na sua abertura, porém é sempre recomendável certificar-se de que está tudo correto, não é? É muito difícil dominar todos os registros e procedimentos envolvidos nesse processo, mas o seu contador pode ajudá-lo.

Entre os aspectos observados estão: a validade do registro do CNPJ, inscrição estadual, inscrição municipal, contrato social, regularidade perante a previdência social, cumprimento das rotinas trabalhistas, entre outros.

2. Cumprimento das obrigações fiscais e contábeis

Essa é, provavelmente, a atividade mais relacionada ao escritório de contabilidade. Todas empresas precisam de um contador para atender às exigências contábeis e fiscais feitas pelo poder público. 

As atividades relacionadas ao cumprimento das obrigações fiscais e contábeis são: escrituração contábil, preparação de relatórios contábeis, cálculo e recolhimento de tributos e entrega das obrigações acessórias.

3. Rotinas trabalhistas

A contratação de funcionários vem acompanhada de diversas rotinas trabalhistas a serem atendidas. Um escritório de contabilidade pode proporcionar segurança e tranquilidade ao assumir todas atividades relacionadas a isso – desde a produção da folha de pagamento até o cálculo das contribuições previdenciárias.

4. Planejamento tributário

Você sabe se sua empresa paga o menor valor possível em encargos tributários? Um escritório de contabilidade pode encontrar as melhores alternativas para reduzir a carga tributária do seu negócio. Dessa forma, é possível diminuir as despesas e otimizar os resultados obtidos pela empresa.

5. Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável para promover a saúde financeira da sua empresa. Trata-se de um controle sobre todas as movimentações de entradas e saídas de recursos que ocorrem durante determinado período – que podem gerar informações preciosas para a tomada de decisão.

Seja por indisponibilidade de tempo ou por falta de conhecimentos técnicos, muitos empreendedores acabam deixando o fluxo de caixa de lado. Para que isso não aconteça no seu negócio, você pode solicitar um auxílio do escritório de contabilidade para elaborar o seu fluxo de caixa.

6. Redução de custos

Já vimos que o planejamento tributário pode ser responsável pela redução das despesas da sua empresa, certo? Mas existem outros custos que podem ser reduzidos com o auxílio de um escritório de contabilidade – começando pela opção de contratar um escritório de contabilidade em vez de manter um setor contábil.

Além disso, todos os conhecimentos sobre tributos e finanças possibilitam que você conheça outros gastos que podem ser reduzidos ou cortados. Quanto mais informações você tiver em mãos, melhores serão as conclusões que você pode chegar.

7. Formação do preço de venda

Como você forma o preço de venda do seu produto ou serviço? Será que existe uma fórmula correta para alcançar os resultados desejados? Um profissional contábil pode ajudá-lo a compreender melhor os custos envolvidos na sua atividade e encontrar o preço de venda ideal para alcançar a lucratividade desejada.

8. Auxílio na gestão da empresa

Quando você consegue enxergar o seu escritório de contabilidade como um verdadeiro parceiro, é possível obter informações muito úteis para melhorar a gestão da sua empresa. Com tantos conhecimentos e experiência nesse meio, o contador é um profissional que pode aproximá-lo do sucesso.

9. Ganho de competitividade

Pense bem: ao reduzir despesas, conhecer melhor a sua empresa e obter informações para a gestão do seu negócio, você obtém um grande ganho de competitividade. Em um mercado tão competitivo, cada pequeno ganho pode ser um diferencial para a sua sobrevivência e evolução, não é mesmo?

10. Domínio financeiro e econômico

Você consegue avaliar como foi o seu desempenho financeiro? A sua empresa está lucrando? Qual é o impacto das despesas nos resultados? Conhecer a fundo todas as contas que compõem os resultados da sua empresa é fundamental – e um escritório de contabilidade pode ajudá-lo nesse objetivo.

Vá mais longe com um escritório de contabilidade

Um escritório de contabilidade permite que você tenha mais know-how sobre suas atividades e cria as melhores condições para que você tome decisões assertivas para o seu negócio. Com todo o suporte prestado, você poderá focar nas atividades principais da sua empresa.

Você busca tranquilidade para resolver todas as questões burocráticas, reduzir custos e aumentar a competitividade do seu negócio? Então, uma parceria com um escritório de contabilidade é perfeita para você. Pense nisso!

Se você deseja saber mais sobre o planejamento tributário, baixe agora o nosso eBook: O guia definitivo para um planejamento tributário eficiente!