Topo
O que você precisa saber sobre Outsourcing Contábil

O que é Outsourcing Contábil e como ele pode ajudar sua empresa?

O advento da tecnologia modificou o mercado empresarial brasileiro. A contabilidade digital não é apenas uma tendência, mas um efetivo mecanismo adotado pelas empresas desde sua instituição pelo governo do Brasil. Para adequar as práticas contábeis com o padrão internacional, as empresas devem ir além e adotar novas estratégias, como o Outsourcing Contábil. Saiba um pouco mais sobre o assunto!

O que é Outsourcing Contábil?

A expressão da língua inglesa outsourcing é o que chamamos, aqui no Brasil, de terceirização. Porém, com uma diferença básica: o outsourcing é um serviço específico, focado em determinada área, com mão de obra qualificada e especializada. Podemos chamá-la, assim, de terceirização especializada.

Quando falamos de outsourcing contábil, falamos, então, de terceirização de serviços contábeis. Nem todas as empresas possuem espaços físicos adequados e recursos financeiros para comportar uma equipe de profissionais qualificados em contabilidade. Por ser um setor indispensável para o negócio, o outsourcing contábil surgiu como uma alternativa viável e interessante.

Vantagens da terceirização de serviços contábeis

Com as inúmeras mudanças na legislação fiscal e contábil, cada vez mais se torna necessária a contratação de profissionais atualizados e com conhecimento técnico profundo. Porém, essa não é a única vantagem que o outsourcing contábil tem. Outros benefícios são igualmente importantes, como:

  • Redução de custos salariais e operacionais;
  • Entrega de trabalho contábil mais otimizado, devido à capacidade técnica;
  • Foco do negócio, uma vez que o gestor deverá preocupar-se apenas com a atividade fim do seu empreendimento;
  • Agilidade de informações e de análises, que contribuem para a tomada de decisões.

O que avaliar ao contratar uma empresa de Outsourcing Contábil?

O administrador da pessoa jurídica, seja uma PME ou uma multinacional, se preocupa em se adequar às mudanças e às tecnologias no setor contábil e tributário. Considerando que os benefícios trazidos pelo outsourcing contábil são relevantes para o crescimento do negócio, é preciso tomar cuidado ao escolher a empresa de terceirização de serviços contábeis.

Por isso, preparamos algumas dicas:

  • Avalie se os perfis dos profissionais terceirizados se adequam à cultura organizacional, à missão, aos valores e aos objetivos de sua empresa. Isso contribui para que eles entendam a rotina da empresa e atuem de forma coesa com o restante dos funcionários.
  • Escolha uma equipe proativa, que utiliza os processos contábeis e fiscais para oferecer soluções para o negócio, participando, assim, de forma ativa na realidade empresarial.
  • Verifique se os profissionais são atualizados, uma vez que as mudanças contábeis, fiscais e tributárias ocorrem diariamente no país. A atualização de conhecimento é obrigatória para uma atuação sem erros, omissões e prejuízos, e trará um grande retorno de investimento.
  • Contrate profissionais familiarizados com a tecnologia utilizada pelos sistemas brasileiros. As equipes de outsourcing contábil devem ter conhecimento para atuar e se aliarem com os sistemas integrados de informação (ERP, MRP, MRO, etc.), para que seja possível gerar dados e informações relevantes em tempo real para os processos decisórios da empresa.

O outsourcing contábil é uma importante tendência que contribui para uma contabilidade bem feita. Ela minimiza o risco de problemas fiscais e elimina erros o máximo possível.

Uma boa contabilidade é um passo primordial em direção ao sucesso. Se quer saber mais sobre a estratégia, entre em contato conosco!


Planejamento Tributário