Topo
Redução de custos nas empresas e manter a qualidade: é possível?

Reduzir os custos na sua empresa mantendo a qualidade: é possível?

Em tempos de recessão, todo empresário precisa cortar os gastos e manter a qualidade em todo o processo produtivo. A redução de custos nas empresas é possível? Claro! É, inclusive, uma forma de sobreviver a um mercado em crise e reter os clientes.

O artigo de hoje vai abordar esta questão e, ainda, trazer algumas dicas para diminuir as despesas de sua empresa sem alterar a qualidade. Confira:

Faça um planejamento tributário

Qualquer tipo de empresa deve fazer um planejamento tributário para saber o melhor regime de tributário para sua atividade (MEI, Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido). Esse plano objetiva diminuir, conforme a lei, o pagamento de tributos.

Ou seja, é o mecanismo, com características de planejamento, para uma melhor gestão tributária. Para ser eficiente, ele deve identificar, antecipadamente, ações futuras, riscos e possíveis erros, além de otimizar a administração financeira.

Suas etapas envolvem variáveis concernentes à vida administrativa, tributária e econômica da empresa.

Deve ocorrer análise do tipo de atividade exercida (escolha do melhor tipo societário), histórico da empresa (possibilidade de crédito fiscal), despesas operacionais e com pessoal, expectativa de faturamento ou receita bruta, e margem de lucro.

O empresário que conta com auxílio especializado para realizar o planejamento tributário consegue uma redução de custos nas empresas!

Redução de custos nas empresas no processo produtivo

Uma análise minuciosa da produção possibilita ao gestor saber exatamente onde os recursos estão sendo empregados. Dessa forma, é possível ver se há desperdício em alguma etapa.

E não só os custos diretos, relacionados à produção em si. Luz, água, material de escritório podem estar sendo desperdiçados e comprometendo a alocação de recursos em outras áreas.

Por isso, é importante contar com a colaboração de toda a equipe para instalar uma cultura de consumo consciente, com práticas como a captação e reuso da água, utilização da luz solar, reaproveitamento de papeis, dentre outros.

Além disso, o gestor deve realizar uma contabilidade de custos para melhorar o seu processo produtivo. Contabilidade de custos é a atividade que identifica, mede e analisa os valores gastos por uma empresa para obter o produto/serviço que comercializa.

Essa atividade envolve o desembolso de recursos, o prazo gasto no processo, o consumo e a depreciação de ativos financeiros.

Terceirize os processos auxiliares

A redução de custos em processos que não fazem parte da atividade-fim da empresa devem ser feitos por meio da terceirização. Ela reduz custos operacionais e administrativos e pode oferecer a mesma qualidade com o melhor custo-benefício.

Como vantagem adicional, o terceirizado é empregado da empresa que presta serviços, ou seja, os impostos não serão pagos por você.

A adoção dessas práticas ajuda o empresário na redução de custos nas empresas sem perder a qualidade do produto. Não perca tempo e passe pela crise sem dificuldades desnecessárias!

E se para isso, você acha importante contar com a ajuda de um profissional qualificado para contribuir com esses processos, entre em contato para que possamos lhe ajudar!

organização financeira