Topo
Seu contador se preocupa com a segurança da informação contábil?

Seu contador se preocupa com a segurança da informação contábil?

A tecnologia na contabilidade veio para proteger processos e dados, influenciando positivamente na preservação da segurança da informação contábil do Poder Público, de empresas e de pessoas.

Apesar dos inúmeros benefícios, a integridade dos dados em ambiente digital precisa ser assegurada, motivo pelo qual há grande preocupação com a segurança da informação contábil.

Além da segurança em ambiente digital, é preciso ter cuidado com os dados em ambiente físico (documentos impressos). Conheça um pouco mais sobre o tema!

Segurança da informação

A Segurança da Informação consiste em manter a disponibilidade da informação e suas características essenciais, que são a consistência, a integridade, a autenticidade e a confidencialidade.

De acordo com a ISO 27002 (norma internacional de boas práticas para a gestão da informação), “segurança da informação é a proteção da informação de vários tipos de ameaças para garantir a continuidade do negócio, minimizar o risco ao negócio, maximizar o retorno sobre investimentos e as oportunidades de negócio”.

A importância da informação na gestão empresarial e contábil é imensurável. Os dados são o próprio negócio, e os segredos empresariais são a vantagem competitiva de uma empresa sobre outra.

Dificuldades na segurança da informação contábil

A contabilidade de um negócio envolve dados e documentos financeiros, contratos, dados fiscais e contábeis. O contador deve adotar práticas para assegurar essas informações para que desempenhe suas funções com o máximo de autonomia e autoridade. Assim, aumentará as chances de sucesso da empresa.

Alguns problemas, porém, atrapalham o gestor a fazer a segurança da informação contábil:

  • Falta de conscientização dos gestores e funcionários;
  • Falta de orçamento e de profissionais capacitados para realizá-la;
  • Falta de ferramentas no mercado ou de soluções específicas para cada necessidade.

Independentemente do motivo, a falha na segurança da informação contábil pode trazer consequências péssimas para o negócio. Uma falha no hardware (empresas ainda utilizam o HD para fazer o backup de suas informações) ou no software de gestão, um erro humano ou um vírus podem colocar todos os dados em riscos. E quando se trata de dados contábeis, o problema com o Fisco é iminente.

Vazamento de dados contábeis

Os documentos impressos ainda são as principais fontes de vazamento de dados contábeis, colocando em risco a confidencialidade da informação.

Acionistas, investidores e analistas de mercado estão ávidos por qualquer informação financeira das empresas, uma vez que qualquer falha na segurança da informação contábil pode quebrar a competitividade e a reputação de um negócio. Por isso, o ideal é o investimento em segurança para se precaver de riscos.

Como ter segurança da informação na área contábil

Uma informação disponível, consistente, íntegra, autêntica e confidencial permite aos gestores a tomada de decisões em todos os âmbitos do negócio. A informação contábil, então, nem se fala!

É uma grande definidora de estratégias por fazer parte do controle de recursos financeiros de uma empresa. Para assegurar esses dados, o contador pode utilizar algumas práticas, como:

  • Definir uma rotina periódica de backup e de manutenção dos equipamentos;
  • Treinar e definir os responsáveis pela gestão dos dados;
  • Utilizar softwares atualizados e fomentar sua utilização por clientes;
  • Definir políticas de uso de equipamentos e senhas;
  • Utilizar a nuvem como depósito de arquivos;
  • Buscar ferramentas de alto padrão de segurança (criptografia, certificados de segurança etc.);
  • Contratar um profissional especializado em segurança da informação.

Preocupar-se com a segurança da informação contábil é se importar com o sucesso de seu negócio. Adote essas práticas para que sua empresa se mantenha sempre competitiva!


Planejamento Tributário