Topo
tipos de sociedades empresariais

Quais os tipos de sociedades empresariais e como definir a minha

Quando a vontade de empreender fala mais alto, e abrir um negócio se torna um sonho, os futuros empresários começam a pensar no que é melhor para desenvolver seu produto ou serviço. Uma das respostas é, sem dúvida, é escolher os tipos de sociedades empresariais que melhor se adequa a sua empresa.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para apontar quais os tipos de sociedade empresária mais comuns no Brasil, mostrando suas características e os casos para os quais são mais adequadas.

Sociedade Limitada (LTDA)

Uma pluralidade de sócios (pessoas físicas ou jurídicas) contribui para a integralização do capital social, mas cada um deles responde limitadamente conforme o valor das suas quotas. Em outras palavras, a responsabilidade dos sócios se limita ao valor do capital social, não respondendo com seus respectivos patrimônios pessoais.

Se a sociedade, por exemplo, contrair uma dívida maior do que o valor do capital indicado no contrato social, o patrimônio dos sócios não é atingido.

Sociedade em Nome Coletivo

Destinada exclusivamente a pessoas físicas, por dois ou mais sócios, é uma sociedade em que eles respondem solidária e ilimitadamente pelas dívidas adquiridas. Porém, por meio de aditivo ou cláusula contratual, os sócios podem limitar responsabilidades entre si em alguns casos.

Não há obrigatoriedade em integralizar o capital social, uma vez que é possível disponibilizar a prestação de serviços como parte. Vale lembrar que a sociedade só pode ser administrada por um sócio, o que não ocorre na Sociedade Limitada.

A curiosidade fica por conta do nome empresarial, caso em que só se permite a firma comercial: nome, acrescido da expressão “& Cia” ou “& Companhia”.

Sociedade em Comandita Simples

Os sócios desse tipo empresarial podem ser comanditados (responsáveis solidários e pessoas físicas) ou comanditários (obrigados apenas pelo valor da respectiva quota). Tem-se, assim, um tipo misto, com sócios que possuem responsabilidade limitada e outros que são ilimitadamente responsáveis.

Girando em torno dos sócios, esse tipo só aceita um novo participante na sociedade mediante o consentimento dos demais. A administração da sociedade pode ser exercida por um dos sócios comanditados ou por aqueles que forem definidos no contrato social.

Sociedade Anônima (S.A.)

Dentre os tipos de sociedades empresariais, a mais completa regulada pela Lei nº 6.404/76, é chamada de companhia, e o capital divide-se em ações, que balizam a responsabilidade de cada sócio (cada sócio ou acionista obriga-se pelo preço de emissão das ações que subscrever ou adquirir). As ações dividem-se dois tipos de capital:

  • Aberto: capital representado pelas ações é dividido entre os vários acionistas, e as ações são negociadas no mercado de balcão ou na bolsa de valores.
  • Fechado: capital representado pelas ações é dividido entre alguns poucos acionistas, e as ações não podem ser negociadas.

Aprenda os tipos de sociedades empresariais

A escolha por um tipo ideal deve considerar as particularidades e necessidades de cada negócio. Os três principais fatores que devem nortear a opção são o objeto social da empresa, a proteção patrimonial que os sócios terão, e a tributação que recairá sobre a operação (Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido).

Abaixo, listamos alguns exemplos em que cada tipo se aplica melhor:

  • Sociedade Limitada: exploração de atividades econômicas de pequeno e médio porte, sendo o tipo de sociedade empresária mais popular entre os novos empreendedores.
  • Sociedade em nome coletivo: administração da sociedade junto com um sócio.
  • Sociedade em comandita simples: para estabelecer níveis de responsabilidade e administração diferentes para os sócios.
  • Sociedade anônima: negócios mais consolidados ou maiores.

A escolha do tipo de sociedade empresária é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Se você ainda tem dúvidas, deixe seu comentário para que possamos ajudá-lo!

Pergunte a um especialista e receba a resposta gratuitamente no seu e-mail.